Enem deve ser nos dias 22 e 23 de outubro; segunda prova fica para maio de 2012

Fonte: Uol Educação

O Ministério da Educação (MEC) confirmou hoje (12) que deve anunciar na próxima semana as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011/2012. A edição deste ano será em outubro provavelmente nos dias 22 e 23. A outra prova deve ser marcada para maio de 2012, nos dias 5 e 6. Os técnicos do MEC trabalham nos últimos detalhes do edital que deverá ser publicado na próxima semana. Com uma prova marcada para o primeiro semestre de 2012, confirma-se a intenção do MEC em aplicar duas edições do Enem por ano.


Em 2009 o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral. Em 2010, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame.

Por causa de greve, 15 mil ficam sem aula na Federal de Campina Grande

Cerca de 15 mil alunos ficaram sem aula nesta terça-feira (23), devido à paralisação dos professores da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), na Paraíba. Os docentes pedem o reajuste salarial de 50%, mas o governo federal só ofereceu 4%. A categoria também luta pela definição do plano de carreira.
Segundo a Aduf-CG (Associação dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande), aproximadamente 1.200 professores aderiram ao movimento, o que representaria mais de 90% de adesão ao movimento. O vice-reitor da universidade, Edilson Amorim, por sua vez, disse que a paralisação não atingiu 40%.
De acordo com ele, ainda não foi feito o balanço total da paralisação de hoje, é possível afirmar que em apenas um campus as aulas não foram totalmente interrompidas. Amanhã, às 10h, a categoria se reúne em assembleia para decidir os rumos da paralisação. A UFCG tem sete campi no interior da Paraíba. Os servidores da instituição estão em greve desde o início de maio. As aulas de laboratório são as mais prejudicadas, diz Amorim.

UFPB

Os professores da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) vão parar amanhã. Na quinta-feira será votado o indicativo de greve. De acordo com a Associação dos Docentes da Aduf-PB (Universidade Federal da Paraíba), a greve pode ser iniciada em breve. Hoje, a categoria fez uma mobilização pelos campi. A proposta oferecida pelo governo não atende às expectativas dos professores.
Se os professores da UFCG e UFPB decidirem por greve por tempo indeterminado, a educação gerida pelo governo federal fica totalmente paralisada na Paraíba. Isso porque, desde o início deste mês, os professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) estão em greve por reposição das perdas salariais, equiparação do vale-alimentação, entre outras reivindicações. As negociações são feitas diretamente com o comando nacional que representa as universidades e a União.

Encontro literário da UESCC chega a sua 5ª edição


De um lado, a UESCC. Do outro, os livros, poesias, contos e outras estórias. E, no meio. Ah, no meio disso tudo, pessoas interessadas em arte e cultura, que, geralmente nos últimos sábados de cada mês reúnem-se na sede da União dos Estudantes de Santa Cruz do Capibaribe (UESCC), para vivenciar a arte da leitura. O público é diverso, não importa idade, mas na verdade o que de fato importa; chama-se bom senso para saber escolher diante de tantas possibilidades, um texto gostoso e primoroso na hora de ler.

O encontro desse mês de agosto vai acontecer no próximo sábado (27), lá na sede da UESCC. Quem não souber, é “facinho” chegar, basta perguntar e todos logo dirão que a UESCC fica ali por trás da Escola Padre Zuzinha.

Portanto, não perca, não deixe de ir. Chegando lá, você senta, interage pega o seu texto e ler para todos lhe aplaudir. A quinta edição do Encontro Literário da UESCC começa a partir das 5 horas da tarde.

UESCC abre inscrições para curso de Teatro

A União dos Estudantes de Santa Cruz do Capibaribe, inicia neste sábado (6), mais uma oficina de teatro. Para participar, o estudante precisa está matriculado, regularmente em escola pública ou particular. As oficinas irão acontecer todas as tardes de sábado, das 15 às 17 horas, na sede da UESCC, que fica por trás da Escola Padre Zuzinha. O Curso é ministrado pelo ator, Eudes Selem, e tem duração de quatro meses. Participe!

Mais informações aqui!

ACESSOS