O Encontro da Cultura Alternativa em PALAVRAS.
FEIJOADA DO ECA (Encontro da Cultura Alternativa)
A 1ª Edição do ECA foi um sucesso, onde trouxemos, na bem sucedida parceria com Betto, a banda “VAMOZ!”, este ano traremos a banda “HANAGORIK” uma banda de expressão nacional, além das bandas regionais que contaram com a cobertura do programa de televisão “Pernambuco Cultural” da Tevê Nova de Recife.
A Feijoada do ECA, apresentará, também, a Orquestra Sanfônica dos 8 Baixos, um orgulho para nossa terra.
O evento acontecerá em 04 dias, sendo que 02 nas escolas (23/04 e 24/04), com debates e discussões com os alunos e 02 na nossa Sede (25/04 e 26/04), onde teremos apresentações de videos e exposições de poesias e fotografias, os shows, debates e feijoada.
Venham, tragam os amigos e façam parte desta verdadeiro caldeirão cultural!
SEJA MAIS UM LINCE, PARTICIPE DA UESCC!
PROGRAMAÇÃO DA FEIJOADA DO ECA (ENCONTRO DE CULTURA ALTERNATIVA)
LOCAL: SEDE DA UESCC - ENTRADA FRANCA
QUINTA, 23/04
Visita à Escola Padre Zuzinha projeto Papo-Jovem
SEXTA, 24/04
Visita à escola Malaquias Cardoso projeto Papo-Jovem
SÁBADO, 25/04
Exposição de Poesias (Conceição Gomes e Jaorish)
15:00 Apresentação de Documentários e filmes
20:00 - The Stinkins
20:40 - Calibre 765
21:20 - Fábio Xavier & Os Caçarolas de Barro
22:00 - Le Freak
22:40 - Hanagorik
DOMINGO, 26/04
10:00 - Debate UESCC - Meio-Ambiente
11:00 - Som do Capibaribe
12:00 - Orquestra Sanfônica de 8 Baixos
FEIJOADA
Presença de Mestre Lua do programa Pernambuco Cultural da TV Nova (Recife)
1ª Olimpíada de Jogos Digitais e Educação
Os estudantes da rede estadual de ensino que gostam de jogos eletrônicos e que desejam participar da 1ª Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE) poderão fazer as inscrições até o dia 7 de maio. A ação é promovida pela Secretaria de Educação em parceria com o Porto Digital. A meta desse ano é atingir todas as unidades escolares da rede. Podem participar estudantes do ensino fundamental (7ª e 8ª séries), ensino médio (1º ao 3º ano), Projeto Travessia e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A novidade desse ano é que além da Olimpíada ter sido ampliada para as escolas do interior, a competição conta com seis mini-jogos e mais de 1500 enigmas.A OJE, acontece no período de 11 de maio a 2 de setembro, é uma competição virtual que envolve jogos digitais e conteúdos educacionais, num ambiente que valoriza habilidades em jogos digitais, conhecimento de conteúdos escolares e a capacidade de estudantes e professores de trabalhar em equipe. Esse projeto educacional foi desenvolvido para estudantes e professores das escolas da rede pública estadual de Pernambuco, onde o jogo digital é visto numa perspectiva educativa, agindo como agente motivador no processo de aprendizagem.A dinâmica da OJE configura-se na organização dos alunos em equipes (6 a 10 integrantes), orientados por um Professor Aliado que irão desenvolver um trabalho colaborativo, criando estratégias de jogo e se articulando em atividades de resolução de problemas. A competição final acontecerá no dia 30 de setembro, ocasião em que os vencedores receberão prêmios da área de informática. Segundo o superintendente de Tecnologia da Informação, João Carlos Duarte, para participar é necessário que a escola esteja cadastrada no SGNet, sistema de matrícula da Secretaria de Educação. Duarte informou ainda, que “esse ano cada estudante das equipes vencedoras do 1º lugar, tanto do ensino fundamental quanto do médio, receberão um notebook. Já as equipes que ficarem em segundo lugar serão premiadas com um vídeo game portátil Nitendo DS e os terceiros lugares receberão kits com mp4, entre outros equipamentos digitais”. Ele lembrou, também, que “cada Professor Aliado ganhará uma TV LCD 26’’ e as escolas vencedoras recebem um projetor multimídia (data show)”.Projeto-piloto – A OJE foi lançada pelo Governo do Estado, no ano passado, em caráter experimental. Na época, superou as expectativas e contou com a adesão de mais de 1 mil estudantes de 20 escolas públicas da Região Metropolitana do Recife. Na oportunidade, 81 equipes participaram do campeonato, sendo seis delas as vencedoras, três do Ensino Fundamental e três do Ensino Médio.
Do site da Secretaria de Educação de Pernambuco.1ª COPA UESCC - Futsal Universitário
Com a idéia de promover a prática de esportes, a UESCC irá realizar muitos eventos neste sentido, bem como, incentivar e cooperar com os grêmios estudantis nas escolas para que promovam seus jogos internos, onde a idéia é, em parceria com os grêmios, realizar tais eventos.
Para essa 1ª Copa UESCC, foram escolhidos os universitários, parcela de estudantes a cada dia vem crescendo em nossa cidade e que quase sempre é esquecida das ações do poder público.
As equipes devem ser formadas com no máximo 10 atletas, todos residentes em Santa Cruz do Capibaribe e obedecendo a formação de acordo com cada pólo de ensino. Ex. Uma equipe inscrita do Pólo Educacional de Caruaru, deve ter atletas apenas de lá, independente da instituição de ensino, mas lembrando que todos devem residir em Santa Cruz.
A inscrição custará R$ 50,00 (incluída a taxa de árbitros), e teremos premiação até a equipe 3ª colocada.
Informações na Sede da UESCC (Rua Antônio Pereira de Abreu, s/nº, por trás do Pe. Zuzinha), pelo fone (81) 9221 6370 ou pelo email uescc@hotmail.com .
Outro evento que acontecerá em breve na UESCC é o “ECA – Encontro da Cultura Alternativa” – que ocorrerá entre os dias 23 e 26 deste mês, fique atento à programação.
Euzébio Pereira Neto
Presidente da UESCC
FIES com inscrições até dia 17.
UESCC participa de formação do Comitê de Articulação Regional de SCC.
Liderança! Saiba um pouco mais...
A formação de liderança é peça indispensável na construção do movimento estudantil, quantos representantes de classes muitas vezes não ficam em uma "saia-justa" por falta de experiência ou até mesmo por não saber lidar com determinadas situações?
Além do mais, tanto os representantes de classes quanto os diretores de grêmios são muito importante para o fortalecimento do movimento estudantil e conseqüentemente para o exercício da cidadania, e só adquirimos uma cidadania plena se tivermos uma atitude democrática diante das fatalidades da vida.
Semana do Brasil Ponto a Ponto nas Escolas
NOVO ENEM: processo seletivo deve começar em outubro
"A intenção é oferecer um sistema de avaliação que privilegie a capacidade crítica e analítica dos estudantes"
Maria Clara Machado
Site do MEC mostra cidade de Santa Cruz do capibaribe com IDEB abaixo da meta mínima.
Novo Enem com aceitação entre gestores das universidades
Informativo da UESCC começa a ser distribuido.
A UESCC REPRESENTA O AGRESTE NO FESTIVAL ESTADUAL DE JUVENTUDE
A Rede de Jovens do Nordeste realizou neste fim de semana, nos dias 04 e 05 de abril o Festival Estadual de Juventude. O encontro foi realizado na cidade de Lagoa de Itaenga, situada na Mata Norte do estado. Com uma programação voltada para a discussão de Políticas Públicas de Juventude, o encontro contou com a participação de 02 integrantes da UESCC representando a cidade de Santa Cruz do Capibaribe e o agreste pernambucano. Os representantes da UESCC participaram das oficinas “Diversidade Sexual e Direitos Humanos” e “Juventudes e Território”, levando as proposições identificadas pela entidade, bem como, trazendo as que foram, pelos demais participantes, levadas para a discussão.
Com uma dinâmica muito boa de discussão, o evento fluiu dentro do esperado. Com 150 jovens de todas as regiões do estado, desde os 03 sertões, passando pelo agreste, Zona da Mata, Mata Norte e Sul e Região Metropolitana do Recife, foi um momento de muita integração e discussões.
No primeiro dia de evento, houve algumas palestras, inclusive do Diretor da Secretaria Especial de Juventude e Emprego do Estado, Felix, falando sobre as metas e conquistas dos jovens, na visão do governo do Estado. Na continuação do dia, foram formadas as oficinas de discussão tendo sido encerrada as atividades às 18:00 horas.
No segundo dia, foram finalizadas as discussões temáticas e, em seguida, socializadas para os demais participantes do evento.
No Festival Estadual de Juventude, que é a etapa fundamental para o encontro regional de juventude, ficou decidido também, a quantidade de participantes que irão para a etapa regional do festival o FESTIVAL DA JUVENTUDE DO NORDESTE, que acontecerá em Quixadá, no Ceará entre os dias 30 de abril e 03 de Maio.
A UESCC Também contará com representantes na etapa nordestina, onde ampliaremos a discussão sobre movimentos sociais e traremos o que foi discutido por lá para nossa juventude.