Sisu ofertará quase 66 mil novas vagas em sua segunda edição de 2022

 Ministério da Educação disponibilizou a consulta para a oferta de vagas do processo seletivo para o segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ao todo serão ofertadas 65.932 vagas para ingresso em 73 instituições públicas de ensino superior. As inscrições para o Sisu serão abertas no dia 28 de junho e podem ser realizadas até as 23h59 do dia 1º de julho, horário oficial de Brasília-DF. 

No portal Acesso Único já é possível consultar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também é possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das 73 instituições que aderiram a essa edição do Sisu. 

O total de cursos de graduação com oferta de vagas é de 2.043. Só para Medicina são ofertadas 1.583 vagas. 

Os 10 cursos com as maiores ofertas de vagas são, nesta ordem: Pedagogia, Administração, Matemática, Ciências Biológicas, Química, Direito, Física, Medicina, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. 

As 10 instituições por ordem de maior número de vagas ofertadas nesta edição do Sisu são as seguintes: 

  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Universidade Federal Fluminense
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Universidade Federal do Maranhão
  • Universidade Estadual da Paraíba
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Universidade Federal de Alagoas
  • Universidade Federal do Amazonas
  • Universidade Federal do Piauí
  • Universidade Federal do Espírito Santo

 

Confira o total de vagas ofertadas por estado e Distrito Federal:

UF

                                  VAGAS

RJ

13.249

MG

8.655

PR

6.692

BA

5.968

PB

4.936

PI

4.723

MA

3.673

CE

3.545

RS

3.394

AL

2.748

AM

2.466

ES

2.410

SC

1.281

SP

420

AC

380

RN

370

MS

350

DF

315

PE

180

RR

75

AP

64

GO

38

Total Geral

65.932

 

Para participar do Sisu, será exigido do candidato que ele tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação, e não tenha participado do Enem na condição de treineiro. 

O Sisu é o sistema informatizado do MEC no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção.  Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicadas no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem. 

Cronograma 

  • Inscrições: de 28 de junho a 1° de julho; 
  • Resultado da chamada única: 6 de julho;
  • Matrícula: 13 a 18 de julho;
     

Lista de espera: 

Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 6 a18 de julho. 

Do site do MEC

Enem 2022 tem 3,3 milhões de inscritos confirmados

 Ao todo, 3.396.597 pessoas tiveram as inscrições confirmadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 — um aumento de 11,6% em relação à edição de 2021, que teve 3.040.908 confirmações. O total corresponde às duas versões do exame (impressa e digital). Desses participantes, 2.028.353 (59,72%) são isentos da taxa de inscrição e 1.368.244 (40,28%), pagantes. Os dados são considerados preliminares até a apuração definitiva, tendo em vista que há casos de processamento dos pagamentos pelas instituições bancárias, processos judiciais, comissão de demandas, além de outras situações excepcionais. 

Dos inscritos, 3.331.531 farão a versão em papel e 65.066, em computador. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas das duas versões nos dias 13 e 20 de novembro. Quem solicitou atendimento especializado poderá conferir o resultado do pedido a partir da próxima terça-feira, 7 de junho. No mesmo dia, começa o período de recursos para os participantes que tiveram as solicitações indeferidas. Já as pessoas que desejam ter tratamento por nome social poderão solicitá-lo entre 23 e 28 de junho.  

Página do Participante – Para verificar a situação da inscrição na Página do Participante, é necessário ter o login único dos portais gov.br. No mesmo ambiente virtual, os inscritos podem acompanhar o andamento das solicitações, bem como entrar com possíveis recursos. Caso o participante não lembre a senha, é possível recuperá-la acessando o sistema do Governo Federal, informando o número do CPF e seguindo as instruções que serão apresentadas. 

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC). 

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Do MEC


ACESSOS