Pensando nessas questões, temos promovido diversas ações de conscientização sobre o tema através do projeto: "Trabalho Decente e Indústria Responsável: por uma moda consciente e uma infância protegida no Polo da Moda do Agreste de PE" que realizamos com o apoio do Fundo Brasil.
Para colaborar com esse debate e promover a conscientização, trazemos aqui exemplos de mitos que são produzidos para justificar o Trabalho Infantil, seguido das informações verdadeiras.
Os mitos propagados são: "O Trabalho Infantil tira as famílias da pobreza" nossa resposta é: esse trabalho ao interferir no desempenho escolar e estimular a evasão escolar, dificulta o acesso a faculdade e a escolha de uma profissão, deixando apenas opções de empregos precários, o que reforça a pobreza.
Outro mito é "trabalho infantil ensina valores", respondemos que esse tipo de trabalho atrapalha o desenvolvimento físico, social e psicológico, o que gera traumas, doenças e problemas de interação social.
E por fim, desmetimos o mito de que "o Trabalho Infantil afasta as crianças das drogas e da criminalidade", argumentamos que isso é engano pois esse trabalho coloca crianças em contato com adultos estranhos e em situação de vulnerabilidade elas podem desempenhar as piores formas de Trabalho Infantil, como tráfico, trabalho escravo, prostituição e prática de crimes.
Para saber mais sobre essas informações, pesquisem estudos da Organização Internacional do Trabalho - OIT, do Fórum de Eradicação do Trabalho Infantil.
Você já acreditou em algum mito desses ou conhece alguém que ainda acredita? Compartilhe essa informação, propague a verdade, combata o Trabalho Infantil.