Em retomada as atividades na sede no Instituto UESCC, alguns membros de grupos de teatro de Santa Cruz do Capibaribe se reuniram, neste final de semana, a convite dos atores e estudantes de arte cénica, Bruno Melo e Silvano Ádison para assistir (online) o espetáculo teatral “Feminino Abjeto I (Sexta) e Feminino Abjeto II (Domingo) do Grupo de teatro XIX. E também, debaterem o atual cenário teatral nacional e local debatendo Arte & Politica a partir das questões abordadas na peça.
ATIVIDADE CULTURAL
Em retomada as atividades na sede no Instituto UESCC, alguns membros de grupos de teatro de Santa Cruz do Capibaribe se reuniram, neste final de semana, a convite dos atores e estudantes de arte cénica, Bruno Melo e Silvano Ádison para assistir (online) o espetáculo teatral “Feminino Abjeto I (Sexta) e Feminino Abjeto II (Domingo) do Grupo de teatro XIX. E também, debaterem o atual cenário teatral nacional e local debatendo Arte & Politica a partir das questões abordadas na peça.
DIA DO ESTUDANTE
"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo". Paulo Freire.
Todas as coisas que a gente alimenta na vida cresce. Sejam elas boas ou ruins. Então alimente sempre, a esperança, o otimismo e perseverança. Pois depende de você fazer a diferença na sua, e na vida das pessoas que estão ao seu lado. Transformando assim, o mundo através da sua educação.
Feliz dia dos Estudantes.
DIA INTERNACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL
Nesse dia Internacional de combate ao Trabalho Infantil queremos reforçar a importância de proteger nossas crianças e adolescentes dessa violação de direitos, queremos alertar sobre os perigos desse trabalho no desenvolvimento físico, psicológico e social das crianças e adolescentes.
Nós do Instituto UESCC trabalhamos essa temática no projeto "Trabalho decente e Indústria Responsável: por uma moda consciente e uma infância protegida no Polo da Moda do Agreste de PE" com o apoio do Fundo Brasil e Instituto C&A onde levamos conscientização para erradicar esse tipo de trabalho na indústria da moda e promovemos o trabalho cooperado com órgãos públicos, entidades empresariais e organizações sociais na busca de soluções coletivas.
Entendemos que o trabalho de conscientização é contínuo e agora na pandemia, nossas crianças e adolescentes precisam de maior proteção, por isso alertamos sobre a importância de combater o trabalho infantil e participamos dessa campanha mundial para propagar a causa.
AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL
No mês de fevereiro retomamos as ações de conscientização sobre combate ao Trabalho Infantil do projeto "Trabalho decente e indústria responsável: por uma moda consciente e uma infância protegida no Polo da Moda do Agreste de PE" que estamos realizando com o apoio do Fundo Brasil e Instituto C&A.
Iniciamos as ações nos dias 10 e 12 de fevereiro com a palestrante Maria Pereira nas escolas públicas Orlandina Arruda e Dr. Adilson Bezerra, onde foi debatido os efeitos desse tipo de trabalho e a importância de questionar sua ocorrência para prevenir e proteger as crianças e adolescentes de suas consequências.
COMITÊ DE DEBATE DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMBATE E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL FAZ VISITA INSTITUCIONAL
Continuamos nossas ações de incidência política através do Comitê de debate de Políticas Públicas de combate e erradicação do Trabalho Infantil que foi criado através do projeto "Trabalho decente e indústria responsável: por uma moda consciente e uma infância protegida no Polo da Moda do Agreste de PE", o qual recebe o apoio do Fundo Brasil e Instituto C&A.
Hoje visitamos a Secretaria de Desenvolvimento Social para alinharmos as estratégias de melhorias nas políticas voltadas a Qualificação Profissional dos Jovens e a proteção da infância.
Estamos trabalhando em rede com órgãos públicos, privados e com instituições de defesa da criança e do adolescente para combater essa violação de direitos e o Comitê é um importante avanço nesse trabalho.
DADOS SOBRE O TRABALHO INFANTIL NO BRASIL
*2,4 milhões crianças e adolescentes com idade entre 5 e 17 anos estão submetidos ao Trabalho Infantil no Brasil.
___
*Em Pernambuco, o Trabalho Infantil é realizado por 123.299 mil crianças e adolescentes.
___
(Fonte: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – PNAD, 2016)
______________________________________________
CONSEQUÊNCIAS DO TRABALHO INFANTIL NA SAÚDE E BEM-ESTAR:
___
*Mais de 43 mil crianças e adolescentes sofreram acidentes de trabalho no Brasil no período de 2007 a 2018.
___
*26.365 mil crianças e adolescentes sofreram acidentes graves no trabalho.
___
*261 crianças e adolescentes morreram em acidentes de trabalho.
___
*Ocorreram 295 acidentes de trabalho com crianças e adolescentes em confecções no Brasil no período de 2012 a 2018 segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT).
___
*O Ministério da Saúde alerta, que crianças e adolescentes podem se acidentar seis vezes mais do que adultos devido ao fato de possuírem menor percepção dos perigos.
___
(Fonte: Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde no período de 2007 a 2018)
______________________________________________
CONSEQUÊNCIAS DO TRABALHO INFANTIL NO RENDIMENTO ESCOLAR:
___
*O Trabalho Infantil reduz em média 17,2% a aprovação escolar.
___
*Quando o Trabalho Infantil é de 36 horas semanais ou mais, a evasão escolar pode chegar a 40%.
___
*74,9% dos adolescentes que trabalham e que estão na faixa etária entre 16 e 17 anos, não frequentam a escola.
___
(Fonte: PNAD, 2016
Guia de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em São Paulo - Rede Peteca)
______________________________________________
O Instituto Uescc trabalha para combater essa violação de direitos através do projeto "Trabalho decente e indústria responsável: por uma moda consciente e uma infância protegida no Polo da Moda do Agreste de PE" que conta com o apoio do Fundo Brasil e Instituto C&A.
INSTITUTO UESCC REALIZA MAIS UMA EDIÇÃO DO ENCONTRO LITERÁRIO
É amanhã o nosso encontro pra lá de poético, pois temos; contos histórias, citações, sorteios de livros, dinâmica, coffee break e muitas conversas boas. Você é nosso convidado. Ao lado da igreja são Cristóvão a partir das 15:00 horas.
INSTITUTO UESCC E O CRAS PRAÇA CEU REALIZARÁ UMA AÇÃO VOLTADA PARA A SAÚDE INTEGRAL DA GESTANTE
O Instituto UESCC e o CRAS Praça CEU realizará uma ação voltada para a saúde integral da gestante. O encontro contará com a presença da psicóloga Maria Pereira refletindo sobre a importância dos cuidados físicos e psicológicos durante a gestação para um puerpério mais saudável. PARTICIPE, SUA PARTICIPAÇÃO É IMPORTANTE!
Para realizar um “ano novo” é preciso novas práticas: Não ao trabalho infantil!
O trabalho é sem duvida enobrecedor, mas o que enobrece é o trabalho decente. A lei da aprendizagem foi instituída para que empresas de médio e grande porte tenham o dever de contratar aprendizes. Mas na pratica poucas empresas aderiram ao cumprimento da lei, é preciso mudar essa realidade. As empresas que cumprem a lei colaboram com a construção de uma sociedade de oportunidades e menos desigualdades. VAMOS CONSTRUIR UM NOVO ANO!
DEVERES DO APRENDIZ: frequentar a escola e ter bom rendimento, ser pontual nos horários de entrada e saída do trabalho, cumprir as regras de segurança e seguir as instruções dadas pelo empregador, contribuir para a organização do seu posto de trabalho, prestar informações que permitam avaliar a sua aptidão física e psíquica para o exercício das funções que terá que cumprir.
Assinar:
Postagens (Atom)