Sábado foi dia de poesia!
O ultimo sábado de cada mês é sempre muito esperado por aqueles que amam a poesia. Um momento de muita alegria para todos que compartilharam seus sentimentos e pensamentos. É maravilhoso encontrar com tantas pessoas que sonham com uma realidade melhor. Até o próximo Encontro Literário!
#UESCC30ANOS
Projeto "Trabalho Decente e Indústria Responsável: por uma Moda Consciente e uma infância protegida no Polo da Moda do Agreste de PE"
O Instituto Uescc está realizando um projeto de combate ao Trabalho Infantil na Indústria de Confecções do Polo do Agreste com o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos e do Instituto C&A.
O projeto intitulado "Trabalho Decente e Indústria Responsável: por uma Moda Consciente e uma infância protegida no Polo da Moda do Agreste de PE", visa contribuir com o debate, a elaboração e implementação de propostas que busquem combater e erradicar o Trabalho Infantil na Indústria da Moda do Polo. O foco é combater essa violação de direitos para garantir a dignidade das crianças e adolescentes e melhorar o nível de Sustentabilidade da indústria da Moda destacando a importância da Responsabilidade Empresarial para a imagem do Polo.
Essa iniciativa considera o cenário de alta informalidade que caracteriza o Polo, a qual propicia condições de trabalho degradante, favorece a violação de Direitos Trabalhistas e Humanos e compromete o desenvolvimento socioeconômico da região. O Trabalho Infantil nessa indústria é consequência desse contexto que inibe fiscalizações e não permite a rastreabilidade das condições de trabalho nas fábricas e facções e é potencializado pela dinâmica produtiva de terceirizações que estimula a produção em ambiente doméstico, o qual invisibiliza a ocorrência desse fênomeno, e pela naturalização desse trabalho no contexto social devido a pouca conscientização sobre seus efeitos.
Para tratar dessa problemática, o projeto propõe ações de conscientização, de incidência política e de formação de redes de mobilização coletiva para atuar na mudança desse cenário. A ideia é elevar a consciência da população, contribuir com as políticas públicas sobre o problema e fortalecer o trabalho coletivo.
Dentro dessa lógica, estão sendo ofertadas palestras e oficinas nas escolas, e foi criado um Comitê de debate sobre Políticas Públicas de combate ao Trabalho Infantil que já teve a adesão de entidades empresariais como a CDL e Ascont, do setor público através das Secretarias de Educação e Desenvolvimento Social e de órgãos que atuam na defesa da criança e do adolescente como o Conselho Tutelar e o Condeca. O Comitê já está atuando no incentivo a contratação do Jovem Aprendiz, na oferta de qualificação para esses jovens, na conscientização dos empresários sobre a importância da contratação do Jovem Aprendiz, na formação de professores para debater o tema em sala de aula e no fortalecimento dos programas de assistência às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Palestra: Combate ao Trabalho Infantil.
No dia 10 de Setembro/2019, aconteceu na Escola Maria Lúcia Alves, a palestra: "Para que serve o Trabalho Infantil?, com a psicologa Maria Pereira. Na ocasião foi discutido os efeitos psicológicos que o trabalho infantil pode causar, e como pode prejudicar o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.
Os alunos tiraram dúvidas sobre o que caracteriza o trabalho infantil, e compreenderam as fases de desenvolvimento psicológico da infância a adolescência para entender como o trabalho infantil é prejudicial ao desenvolvimento da pessoa que vivi essa realidade.
Essa atividade foi desenvolvida pelo Instituto UESCC e contou com a parceria do Fundo Brasil de Direitos Humanos. E percorrera várias escola da rede pública de ensino, em Santa Cruz do Capibaribe durante vários meses.
Encontro Literário com Escritores.
O "Encontro Literário com Escritores" aconteceu na Biblioteca Municipal", com os Escritores Edilton Santos e Etiene Araujo. Foi um momento enriquecedor de partilha de conhecimento e incentivo a leitura e a escrita.
"Trabalho decente e indústria responsável: por uma moda consciente e uma infância protegida no Polo da Moda do Agreste de PE".
Realizamos mais uma atividade de conscientização sobre a problemática do Trabalho Infantil na Indústria da Moda. As atividades fazem parte do projeto "Trabalho decente e indústria responsável: por uma moda consciente e uma infância protegida no Polo da Moda do Agreste de PE".
Na oportunidade debatemos o tema com futuros profissionais da Educação da Escola Padre Zuzinha enfantizando o papel da Escola e da Educação no combate ao Trabalho Infantil e abordamos a ocorrência dessa violação de direitos na Indústria da Moda, explanando também o perfil dessa indústria, seus impactos e sua importância econômica na nossa região.
Os participantes contribuiram com o projeto construindo propostas para intervenção dos educadores em sala de aula considerando a relação da ocorrência de Trabalho Infantil e a evasão escolar e o papel do professor nesse contexto.
Acreditamos que essa reflexão no âmbito educacional contribui de modo significativo para o esclarecimento do tema e a atuação para a mudança dessa realidade.
Assinar:
Postagens (Atom)