UESCC realiza oficina com o tema:"Direitos Humanos e Infância Protegida", no Centro de Cultura e Esportes Unificados.




Foi realizada a oficina 'Direitos Humanos e Infância protegida, ministrada por Clarice Mota e Eudes Sellen, no Centro Unificado de Cultura e Esportes (CEU), Santa Cruz do Capibaribe, com os alunos do 9° ano da escola João Maia. A principio foi abordado o surgimento dos Direitos Humanos e sua evolução histórica para em seguida (re)construir o entendimento sobre o tema.
Esta iniciativa faz parte do projeto "Trabalho decente e indústria responsável: por uma moda consciente e uma infância protegida no Polo da Moda do Agreste de PE", desenvolvido pelo Instituto UESCC e conta com apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos. 



Sábado foi dia de poesia!


O ultimo sábado de cada mês é sempre muito esperado por aqueles que amam a poesia. Um momento de muita alegria para todos que compartilharam seus sentimentos e pensamentos. É maravilhoso encontrar com tantas pessoas que sonham com uma realidade melhor. Até o próximo Encontro Literário!

#UESCC30ANOS



Encontro Literário da UESCC.


Já é Sábado galera! Nos encontramos no Parque Florestal.




Projeto "Trabalho Decente e Indústria Responsável: por uma Moda Consciente e uma infância protegida no Polo da Moda do Agreste de PE"



 

O Instituto Uescc está realizando um projeto de combate ao Trabalho Infantil na Indústria de Confecções do Polo do Agreste com o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos e do Instituto C&A. 
O projeto intitulado "Trabalho Decente e Indústria Responsável: por uma Moda Consciente e uma infância protegida no Polo da Moda do Agreste de PE", visa contribuir com o debate, a elaboração e implementação de propostas que busquem combater e erradicar o Trabalho Infantil na Indústria da Moda do Polo. O foco é combater essa violação de direitos para garantir a dignidade das crianças e adolescentes e melhorar o nível de Sustentabilidade da indústria da Moda destacando a importância da Responsabilidade Empresarial para a imagem do Polo. 
Essa iniciativa considera o cenário de alta informalidade que caracteriza o Polo, a qual propicia condições de trabalho degradante, favorece a violação de Direitos Trabalhistas e Humanos e compromete o desenvolvimento socioeconômico da região. O Trabalho Infantil nessa indústria é consequência desse contexto que inibe fiscalizações e não permite a rastreabilidade das condições de trabalho nas fábricas e facções e é potencializado pela dinâmica produtiva de terceirizações que estimula a produção em ambiente doméstico, o qual invisibiliza a ocorrência desse fênomeno, e pela naturalização desse trabalho no contexto social devido a pouca conscientização sobre seus efeitos. 
Para tratar dessa problemática, o projeto propõe ações de conscientização, de incidência política e de formação de redes de mobilização coletiva para atuar na mudança desse cenário. A ideia é elevar a consciência da população, contribuir com as políticas públicas sobre o problema e fortalecer o trabalho coletivo. 
Dentro dessa lógica, estão sendo ofertadas palestras e oficinas nas escolas, e foi criado um Comitê de debate sobre Políticas Públicas de combate ao Trabalho Infantil que já teve a adesão de entidades empresariais como a CDL e Ascont, do setor público através das Secretarias de Educação e Desenvolvimento Social e de órgãos que atuam na defesa da criança e do adolescente como o Conselho Tutelar e o Condeca. O Comitê já está atuando no incentivo a contratação do Jovem Aprendiz, na oferta de qualificação para esses jovens, na conscientização dos empresários sobre a importância da contratação do Jovem Aprendiz, na formação de professores para debater o tema em sala de aula e no fortalecimento dos programas de assistência às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.


Palestra: Combate ao Trabalho Infantil.


No dia 10 de Setembro/2019, aconteceu na Escola Maria Lúcia Alves, a palestra: "Para que serve o Trabalho Infantil?, com a psicologa Maria Pereira. Na ocasião foi discutido os efeitos psicológicos que o trabalho infantil pode causar, e como pode prejudicar o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. 

 


Os alunos tiraram dúvidas sobre o que caracteriza o trabalho infantil, e compreenderam as fases de desenvolvimento psicológico da infância  a adolescência para entender como o trabalho infantil é prejudicial ao desenvolvimento da pessoa que vivi essa realidade.  


  

Essa atividade foi desenvolvida pelo Instituto UESCC e contou com a parceria do Fundo Brasil de Direitos Humanos. E percorrera várias escola da rede pública de ensino, em Santa Cruz do Capibaribe durante vários meses. 



Encontro Literário com Escritores.


O "Encontro Literário com Escritores" aconteceu na Biblioteca Municipal", com os Escritores Edilton Santos e Etiene Araujo. Foi um momento enriquecedor de partilha de conhecimento e incentivo a leitura e a escrita. 





"Trabalho decente e indústria responsável: por uma moda consciente e uma infância protegida no Polo da Moda do Agreste de PE".

Realizamos mais uma atividade de conscientização sobre a problemática do Trabalho Infantil na Indústria da Moda. As atividades fazem parte do projeto "Trabalho decente e indústria responsável: por uma moda consciente e uma infância protegida no Polo da Moda do Agreste de PE".
Na oportunidade debatemos o tema com futuros profissionais da Educação da Escola Padre Zuzinha enfantizando o papel da Escola e da Educação no combate ao Trabalho Infantil e abordamos a ocorrência dessa violação de direitos na Indústria da Moda, explanando também o perfil dessa indústria, seus impactos e sua importância econômica na nossa região.
Os participantes contribuiram com o projeto construindo propostas para intervenção dos educadores em sala de aula considerando a relação da ocorrência de Trabalho Infantil e a evasão escolar e o papel do professor nesse contexto.
Acreditamos que essa reflexão no âmbito educacional contribui de modo significativo para o esclarecimento do tema e a atuação para a mudança dessa realidade.




As atividades em comemoração ao Dia do Estudante continuam!


Hoje, aconteceu o "Conversas no Jardim" na sede do Instituto UESCC. A convidada foi a psicologa Katia Mota que dialogou com alunos da Escola Francelino Aragão sobre intolerância e empatia. Foi um momento de  reflexão, interação e muita partilha.


Comemoração do Dia do Estudante.


    O Instituto UESCC inicia as atividades em comemoração ao Dia do Estudante com o "Papo Jovem", a convidada foi a psicologa Liege Lemos que refletiu sobre, "Instabilidade emocional e, desafios enfrenados pelos jovens na atualidade", com alunos do ensino médio.


    Foi um momento de interação e troca de experiências, muitos jovens relataram vivências e conflitos que passam, como por exemplo a incerteza de realizar sonhos. 
      Durante o mês de Agosto acontecerá várias atividades em comemoração ao dia do estudante. "Coração de estudante, há que se cuidar da vida, há que se cuidar do mundo."

A Escola Malaquias Cardoso recebe oficina do projeto: Combate ao Trabalho Infantil na Industria da Moda


Hoje (26/07) foi realizada oficina de conscientização, com o tema, Direitos Humanos e Infância Protegida, ministrada por Clarice Mota e Eudes Sellen, com a turma do primeiro ano da Escola Malaquias Cardoso. A principio foi abordado o surgimento dos Direitos Humanos e sua evolução histórica para em seguida (re)construir o entendimento sobre o tema. 


Além das informações compartilhada sobre a importância da defesa dos Direitos Humanos, e a urgência do combate ao Trabalho Infantil, os jovens participaram de dinâmica de interação/colaboração, onde foi evidenciado que o bom convívio social depende, em grande parte, da atuação de vários atores sociais.


Esta iniciativa faz parte do projeto "Trabalho decente e indústria responsável: por uma moda consciente e uma infância protegida no Polo da Moda do Agreste de PE", desenvolvido pelo Instituto UESCC e conta com apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos. 



Palestra aborda o papel da educação e da escola no combate ao trabalho infantil

      
      Na noite deste terça (18/06) o Instituto UESCC realizou uma importante palestra com o tema: “Combate ao Trabalho Infantil na Indústria da Moda: o papel da educação e da escola”. Ministrada por Virgínia Vasconcelos, a atividade aconteceu na Escola Padre Zuzinha com alunos do curso Normal Médio e abordou o papel da escola no enfrentamento dessa problemática.



Os futuros educadores (as) assistiram atentamente as informações trazidas no encontro, compartilharam suas inquietações e tiveram oportunidade de contribuir com o projeto por meio de sugestões, bem como, muitos se disponibilizaram para atuar nas futuras ações. 



Esta iniciativa faz parte do projeto "Trabalho decente e indústria responsável: por uma moda consciente e uma infância protegida no Polo da Moda do Agreste de PE", desenvolvido pelo Instituto UESCC e conta com apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos e o Instituto C&A e que contará com diversas atividades na cidade de Santa Cruz do Capibaribe e em algumas cidades que compõem o Polo da Moda no agreste pernambucano.



UESCC: Contação de história".



A semana começou com “Contação de História” na quadra da escola Professora Donatila da Costa Lima, com as turmas do 1º e 2º ano do turno da tarde. Momento de divertimento e estimulo da imaginação, assim o Instituto UESCC busca colaborar com a escola no desenvolvimento da criatividade e interação dos alunos na escola. 






UESCC: Contação de histórias infantis .

Instituto UESCC leva projeto “Contação de Histórias” para Escolas Públicas de Santa Cruz do Capibaribe.
Para fazer uma criança feliz não precisa muito. Necessita apenas de um livro, imaginação e boa vontade. Esses foram os ingredientes utilizados pelo Instituto UESCC para levar o Projeto de Contação de Histórias para os alunos da rede pública de ensino. A contadora de histórias, Clarice Mota, ela que faz parte da diretoria do Instituto UESCC, usou da sua imaginação e boa interpretação para proporcionar uma manhã diferente aos alunos da Escola Municipal Professora Donatila da Costa Lima. Participaram do projeto, Clarice Mota, tesoureira, e Eudhes Selen, presidente do Instituto UESCC. 




Encontro Literário: contos, poesias e outras histórias...

O próximo Encontro Literário da UESCC acontecerá na Praça da Rua Grande, será mais um momento de encantamento e aprendizagem. Não percam, PARTICIPE!


Palestra: Empreendedorismo

Diante do sucesso da primeira palestra apresentada na Escola Técnica José Nivaldo, acontecerá mais uma palestra com a economista Virgínia Vasconcelos que abordará o tema "Empreendedorismo" para os alunos do turno integral. O Instituto UESCC agradece a instituição escolar pela receptividade, e a nossa coordenadora Virgínia pela partilha do conhecimento. 



Ditadura nunca mais.


Amanhã, primeiro de abril, fará 55 anos que a ditadura militar foi instaurada no Brasil, uma data que jamais poderá ser esquecida, mas nunca comemorada. Esse acontecimento trágico da nossa história efetivou um regime de exceção, onde não havia conselhos fiscalizatórios e, depois da dissolução do Congresso Nacional, as contas públicas não eram sequer analisadas, quanto mais discutidas. Embora a democracia não seja um regime perfeito, ainda é o melhor a ser vivido.




Encontro Literário: Contos, poesias e outras histórias...


No ultimo sábado de cada mês acontece o “Encontro Literário: contos, poesias e outras histórias, assim, no mês de março acontecerá duas edições do Encontro. No dia 28/03 acontecerá uma edição Especial, na Escola Padre Zuzinha, com destaque a mulheres escritoras, e o Encontro tradicional, dia 30/03, no Parque Florestal.  
 TODOS CONVIDADOS!



Encontro Literário: Mulheres Escritoras.


Dando continuidade as atividades em homenagem as mulheres, acontecerá na Escola Padre Zuzinha, dia 28/03/2019, às 19:00 horas, uma edição especial do Encontro Literário, que contará com a presença de escritoras da nossa cidade, Santa Cruz do Capibaribe. No momento as autoras compartilharão as suas experiências enquanto escritoras e um pouco das suas produções literárias. 

Palestra: Empreendedorismo Feminino.

No Mês que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, acontecerá palestra sobre "Empreendedorismo Feminino", com a economista Virginia Vasconcelos.


UESCC elege nova diretoria para o biênio 2019-2020


O Instituto da União dos Estudantes de Santa Cruz do Capibaribe (UESCC), está sob nova direção. A reunião que homologou a nova diretoria se deu na noite desta quarta-feira (30), na sede da entidade. A UESCC completa 30 anos de fundação neste ano de 2019 e continuará dando sua garra em prol dos direitos estudantis e, agora, como Instituto, trabalhar o desenvolvimento humano das pessoas.
Como novo presidente, o ator e estudante do Curso de Pedagogia, Eudhes Sellen, pretende dar continuidade ao trabalho da Instituição e ampliar com ações diversas que englobem a juventude estudantil de Santa Cruz do Capibaribe.
“Nós já temos um trabalho com os estudantes no sentido de mostrar a eles que são capazes de ir além das salas de aula, as nossas ações não são apenas emitir a carteira de estudante, como muitos pensam. A nossa proposta para o nosso mandato é diversificar ainda mais as ações e envolver a comunidade estudantil e juventude da nossa cidade. Para isso, além da diretoria, nós criamos coordenadorias para dinamizar ainda mais as nossas ações”, pontuou o presidente.
A diretoria do Instituto UESCC ficou composta por: Eudhes Sellen – Presidente, Tatiane Almeida – Diretora Estudantil, Clarice Mota – Tesoureira e Wélio Lima – Secretário.



EDITAL DE CONVOCAÇÃO


INSTITUTO UESCC
UNIÃO DOS ESTUDANTES DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE


EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O presidente do INSTITUTO UESCC, no uso de suas atribuições legais, em consonância com a Diretoria Executiva e do contido em ata 28/01/2019, vem pelo presente, convocar 
todos os associados para ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a ser realizada na Sede INSTITUTO UESCC (União dos Estudantes de Santa Cruz do Capibaribe), situada à Rua Antônio Pereira de Abreu, nº 38, centro, Santa Cruz do Capibaribe – PE, na data de 30 de janeiro de 2019, às 19 horas, com intuito de discussão de assuntos urgentes de “Competência do INSTITUTO UESCC” (artigo 19, III), Interpretar o estatuto e resolver os casos nele omisso”, (artigo 19, IV) e “Deliberar sobre as questões imediatas e emergentes de interesse do INSTITUTO UESCC” (Artigo 19, V), tendo, ainda, a seguinte pauta a ser decidida: I – Definição do período do mandato da Diretoria Executiva, quando fora do prazo especificado em Congresso; II – Recomposição do quadro diretivo da entidade; e, III – Demais assuntos pertinentes, nos termos regimentais. Santa Cruz do Capibaribe, 28 de janeiro de 2019. Euzébio Pereira da Silva Neto. Presidente.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO




INSTITUTO UESCC
UNIÃO DOS ESTUDANTES DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE


EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O presidente do INSTITUTO UESCC, no uso de suas atribuições legais, em consonância com a Diretoria Executiva vem, pelo presente, convocar todos os associados para ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a ser realizada na Sede INSTITUTO UESCC (União dos Estudantes de Santa Cruz do Capibaribe), situada à Rua Antônio Pereira de Abreu, nº 38, centro, Santa Cruz do Capibaribe – PE, na data de 28 de janeiro de 2019, às 19 horas, com intuito de discussão de assuntos urgentes de “Competência do INSTITUTO UESCC” (artigo 19, III), Interpretar o estatuto e resolver os casos nele omisso”, (artigo 19, IV) e “Deliberar sobre as questões imediatas e emergentes de interesse do INSTITUTO UESCC” (Artigo 19, V), tendo, ainda, a seguinte pauta a ser decidida: I – Definição do período do mandato da Diretoria Executiva, quando fora do prazo especificado em Congresso; II – Recomposição do quadro diretivo da entidade; e, III – Demais assuntos pertinentes, nos termos regimentais. Santa Cruz do Capibaribe, 26 de janeiro de 2019. Euzébio Pereira da Silva Neto. Presidente.


ACESSOS