EDUCAÇÃO SUPERIOR

CADASTRO NACIONAL VAI REUNIR INFORMAÇÕES SOBRE DIPLOMAS



A partir de maio, todos os diplomas de graduação estarão disponíveis para consulta em um portal oficial do Ministério da Educação. O anuncio foi feito pelo ministro Aloizio Mercadante nesta quarta-feira, 27. Segundo Mercadante, a transparência das informações visa a acabar com a fraude de diplomas no país. “Todos os diplomas do Brasil estarão em um único cadastro, público e transparente. Assim saberemos se qualquer pessoa é formada ou não, em qual curso, quando se formou e qual instituição”, disse.

O Cadastro Nacional de Concluintes (CNC) será posto à disposição pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), mas a inscrição no portal será feita por todos os concluintes dos cursos de graduação como condição curricular obrigatória à diplomação. Nesse cenário, as instituições de educação superior serão obrigadas a acompanhar o questionário do estudante e informar a conclusão do curso e a emissão dos diplomas. “Se está no portal do MEC, está formado; se não está, é fraude. Não tem como escapar mais”, disse o ministro. “Com esse portal, vamos ter o controle e acabar com a venda de diplomas no Brasil.”

A iniciativa visa a melhorar a qualidade das instituições e dos cursos ofertados, além de liberar informações para autoavaliação das instituições. A plataforma pretende também oferecer um banco de dados sobre os egressos. Nele, os estudantes formados poderão compartilhar sua evolução profissional pelo período de um a três anos.

O ministro anunciou também a criação do Grupo de Trabalho de Avaliação do Desempenho da Educação Superior (Gtaes), composto por 15 entidades. Criado para instituir novos indicadores de qualidade da educação superior brasileira, o grupo terá entre 30 e 60 dias para apresentar os ajustes finais de todo esse processo.

Assessoria de Comunicação Social - MEC

INSCRIÇÕES PARA PARLAMENTO JOVEM ESTÃO ABERTAS


Inscrições: Programa leva estudantes para Brasília

Os interessados precisam ter de 16 a 24 anos de idade para se candidatar ao Parlamento Jovem Brasileiro


Iniciaram hoje (23) e seguem até o dia 10 de junho as inscrições para a décima terceira edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2016.  O programa é voltado para estudantes do ensino médio e técnico das redes públicas e particular. O cadastro pode ser feito de forma gratuita no site: www.camara.leg.br/pjb. Os selecionados participam de uma simulação parlamentar de cinco dias na Câmara Parlamentar, em Brasília, dos dias 26 a 30 de setembro.
Os interessados precisam enviar para Secretaria de Educação de Pernambuco: Projeto de lei de tema livre; declaração ou comprovante de matrícula; ficha de inscrição, com autorização dos responsáveis para menor de idade; e cópia do documento de identidade, frente e verso.  A documentação deve ser enviada, até o dia 10 de junho, para o e-mail pernambuco.pjb2016@gmail.com ou via Sedex para o endereço: Av. Afonso Olindense, Nº 1513, Várzea, Recife; com a seguinte observação: Parlamento Jovem Brasileiro.
A Secretaria de Educação de Pernambuco selecionará 16 projetos dentre os inscritos para serem enviados para Brasília, e destes, quatro serão contemplados. O resultado dos 16 pré-selecionados será divulgado no portal da Câmara, no dia 4 de julho, e uma nova inscrição eletrônica, de 04 a 10 de julho, ocorre para os selecionados na etapa estadual. O resultado final sai no dia 19 de agosto e as matrículas dos quatros vencedores serão no período de 19 a 26 de agosto. Setenta e oito estudantes serão beneficiados em todo Brasil.
CAPACITAÇÃO – Cursos de Educação à Distância (EAD) são oferecidos de forma gratuita pelo programa Parlamento Jovem Brasileiro. São eles: Parlamento Jovem Brasileiro, Como se faz um projeto de lei; O Papel do Cidadão; e O Papel do Legislativo. Também estão disponíveis no site cartilhas com as seguintes orientações: Como se fazem as leis – 3ª edição; A Câmara e o cidadão; e A Escola na Câmara.
A Secretaria dispõe de um telefone para outras informações: (81) 3183-9292

Fonte: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=18&art=2820

PROUNI: APROVADOS DEVEM COMPROVAR DADOS ATÉ 1 DE FEVEREIRO



O resultado da primeira chamada dos estudantes selecionados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) está disponível na internet. Os candidatos a bolsas selecionados nessa primeira chamada têm prazo, a partir desta segunda-feira, 25, até 1º de fevereiro próximo, para comprovar os dados apresentados no momento da inscrição e providenciar a matrícula.
Nesta primeira edição de 2016, o número de inscritos e de inscrições é recorde: foram registrados 1.599.808 candidatos e 3.108.422 inscrições — cada estudante pôde fazer, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis.
Os candidatos devem buscar informações, nas instituições de ensino em que foram aprovados, sobre local e data para conferência de dados e matrícula. A perda do prazo ou não comprovação resultará em reprovação.
Os estudantes não selecionados nessa primeira chamada devem aguardar a segunda, que tem resultado previsto para 12 de fevereiro. Uma terceira oportunidade fica por conta da lista de espera. O período para integrar lista vai de 26 a 29 do mesmo mês.
Esta edição do programa oferece 203.602 bolsas de estudos em 30.931 cursos de instituições particulares de educação superior. Concorrem a bolsas integrais os estudantes com renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
O programa já concedeu mais de 1,7 milhão de bolsas a estudantes de baixa renda desde que foi criado, em 2004.
Os resultados da primeira chamada podem ser conferidos na página do ProUni na internet, na central de atendimento, pelo telefone 0800-616161, e nas instituições de ensino que integram o programa.

INSTITUTO UESCC REALIZA MAIS UMA EDIÇÃO DO ENCONTRO LITERÁRIO


Neste sábado, o INSTITUTO UESCC realiza mais uma edição do Encontro Literário, evento que acontece normalmente nos últimos sábados de cada mês com exposição de fotografias, poesias, declamação, musica e boa conversa.

O evento será na sede do INSTITUTO UESCC que fica localizado na Rua Antônio Pereira de Abreu, nº 300, centro, com início às 18 horas.

A primeira Edição do Encontro Literário aconteceu no ano de 2010.

CHEGOU 2016!


Que neste ano de 2016 possamos cada vez mais lutarmos por uma sociedade mais justa, com muita mobilização e transformação.

ACESSOS